-
Arquitetos: Paul de Ruiter Architects, WE architecten, ZUS
- Ano: 2024
-
Fotografias:Aiste Rakauskaite
-
Fabricantes: BringMe, Engels Baksteen, Fek, Fek, Fórmica, Kawneer, Orona | Ascensores, Strating Baksteenindustrie, Svedex, Svedex, Vlassak, Vlassak, Wienerberger
Descrição enviada pela equipe de projeto. No píer do Rotterdam Lloyd, os navios costumavam atracar, marinheiros descarregavam suas mercadorias e os navios partiam para as Índias Orientais Holandesas. A paisagem urbana dessa área portuária histórica era definida por grandes galpões e armazéns. Em 2024, este lugar foi transformado em uma nova área residencial e comercial. O Lloyd Yard, com 136 casas energeticamente neutras, uma série de diferentes espaços ao ar livre e uma instalação de catering, é a peça final dessa transformação. Para enfatizar a história portuária do Lloydkwartier, os edifícios concluídos são robustos e sem polimento. Além disso, trata-se de um bloco permeável, ancorado em seu entorno. Portões altos proporcionam acesso ao pátio abrigado do vento. O destaque do edifício é a 'Maaswindow', uma grande abertura no bloco que oferece uma vista fenomenal do rio Maas e é acessível a todos os residentes.
Ode à história portuária de Rotterdam
O caráter portuário se reflete de várias maneiras no Lloyd Yard: Os edifícios têm uma aparência robusta devido às formas e materiais como aço enferrujado e tijolos desgastados. Detalhes de fachada e as grandes letras no alto fazem referência ao monumento adjacente Keuhne+Nagel e aos antigos armazéns e guindastes que outrora estiveram neste local. As casas, que são, na maioria, de pé-direito duplo com grandes janelas e espaços externos amplos, também se encaixam no design robusto. No pátio público e aventureiro, passarelas de aço elevadas sobre as fundações dos antigos armazéns tornam as linhas históricas visíveis. Parte disso é a passarela de aço, que dá acesso à janela Maas de vários metros de altura no segundo andar. A janela oferece a cada apartamento uma vista do Maas e, ao mesmo tempo, permite que a luz do sol penetre no pátio. Residentes e visitantes podem sentar-se em um balanço gigante para desfrutar de uma vista fenomenal do Maas. O teto espelhado oferece aos transeuntes a oportunidade de dar uma espiada no pátio e vice-versa.
Jardins escondidos em um ambiente de pedra
No Lloyd Yard, o exterior desempenha um papel importante. Residentes, visitantes e animais podem desfrutar dos vários espaços ao ar livre em todos os níveis. Em primeiro lugar, cada apartamento possui um amplo espaço externo privado. Muitas vezes, de pé-direito duplo e protegido do vento. O jardim interno não é nivelado ou perfeito, mas é aventureiro, estimula a imaginação das crianças e atrai insetos e outros animais. Este não é o único espaço coletivo ao ar livre. No segundo andar, você pode sonhar acordado no balanço da janela Maas com vista para o Maas e na cobertura há uma horta comunitária com estufa para reuniões e atividades conjuntas.
O Lloyd Yard é ricamente vegetado. Os limites da propriedade são feitos de plantas e as galerias são equipadas com floreiras. Estruturas verticais garantem que a vegetação possa subir do solo até as fachadas e todos os telhados são equipados com elementos verdes. Além disso, a água é armazenada até que os jardins precisem dela.
Casas espaçosas e adaptáveis
O Lloyd Yard é uma pequena cidade em si, com uma grande variedade de tipos de habitação nos segmentos de compra, aluguel de médio preço e autoconstrução. Os edifícios de apartamentos maiores estão localizados nas extremidades do bloco residencial. Entre eles estão as casas geminadas e as casas de autoconstrução. Todos os apartamentos têm uma altura mínima de 3,2 m, mas muitos têm quatro, cinco metros ou até dois ou três andares de altura, com os pavimentos conectados por um vazio. Esses vazios nos apartamentos e os pisos de madeira, por exemplo, nas casas geminadas e nos áticos, oferecem a possibilidade de expandir ou adaptar as casas internamente. Como resultado, há muitos layouts diferentes variando de 60 a 170 m2.